terça-feira, 17 de agosto de 2010

Orientações para Colesterol Alto



O colesterol é um tipo de gordura presente em nosso organismo, muito importante para a composição de todas nossas células, para a formação de alguns hormônios e ainda participa da digestão de gorduras. Basicamente temos 02 fontes de colesterol: aquele que nós ingerimos e aquele que faz parte da produção normal do nosso corpo.

É importante saber que colesterol só é produzido por animais e não por vegetais, então toda fonte de colesterol é proveniente de fonte animal. Nenhum óleo ou gordura de origem vegetal possui colesterol. Fontes de colesterol: carne vermelha, carne de frango, carne de porco, peixe, ovos, leite de vaca, queijos, iogurte, miúdos, frutos do mar.

A dosagem de colesterol em nosso organismo é feita através de exame de sangue, solicitado por médico ou nutricionista, e os resultados aparecem na forma de HDL, VLDL, LDL e Colesterol total.

O HDL (High Densid Lipoprotein = Lipoproteína de Alta Densidade) é composto por mais proteínas do que triglicérides e colesterol e é considerado o ‘colesterol bom’ já que tem o papel de retirar gorduras e colesterol da nossa corrente sanguínea e levar para o fígado, a fim de serem quebrados e absorvidos pelo nosso corpo. O valor adequado, do ponto de vista nutricional é: mulheres = 65 e homens = 55.

O VLDL (Very Low Densid Lipoprotein = Lipoproteína de Muito Baixa Densidade) é um intermediário de transporte de gorduras e colesterol e não muito importante marcador de dosagem de colesterol.

O LDL (Low Densid Lipoprotein = Lipoproteína de Baixa Densidade) é composto mais por gorduras e colesterol do que proteínas, considerado ‘colesterol ruim’ por retirar a gordura presente no fígado e levar para a corrente sanguínea. Isso favorece a deposição de colesterol nas artérias formando placas de gordura chamadas ateromas, que podem aumentar de tal tamanho ao ponto de fechar completamente a luz da artéria impedindo a passagem normal de sangue. Em cada região do corpo a não passagem de sangue pode significar menor ou maiores transtornos, por exemplo, no coração é o infarto ou enfarte e no cérebro é o derrame cerebral. O valor de referência, do ponto de vista da nutrição é que ele seja sempre menor que 100.

O colesterol total é a soma dos três valores citados acima (HDL, VLDL e LDL) e deve estar no valor menor que 200.

Dicas para controlar o Colesterol Alto:
- Inicie o quanto antes uma atividade física com a orientação de um profissional especializado;
- Evite consumir principalmente: carnes gordas, carne de porco, pele de frango, miúdos, frutos do mar, queijos gordurosos, leite integral, mais de 02 gemas de ovo/semana;
- Prefira consumir: carnes magras, peixe, queijos brancos, leite desnatado, até 02 gemas de ovo/semana;
- Aumentar o consumo de frutas, verduras e legumes crus de preferência, fibras, cereais integrais, principalmente linhaça dourada ou preta e farelo de aveia;
- Comer pelo menos 01 porção/dia de: castanhas do Pará, nozes, amêndoas ou castanhas de caju;
- Fazer intervalos de no máximo 03 horas entre as refeições ao longo do dia;
- Consumir de 20 a 25mL/Kg de peso/dia de água.

Caroline Matos
Nutricionista

Nenhum comentário:

Postar um comentário